Na última sexta-feira (15/8), o Sintram/SJ participou da Plenária da Central Única dos Trabalhadores – CUT/SC, a qual é filiado. Foram dois dias de atividades, que reuniu aproximadamente 250 trabalhadores e trabalhadoras de todas as regiões de Santa Catarina para discutir temas importantes do plano de lutas e da estratégia estadual e nacional da CUT, com destaque para o fortalecimento da formação política, a organização da base e o financiamento sindical.
Estiveram presentes as dirigentes Jumeri Zanetti, Presidenta do Sintram, Maria de Fátima, Diretora do Departamento dos Profissionais das áreas Civil e Saúde, Graziele Justino, Secretária-Geral, Suelen Meira Pedro, 1º Suplente e Jucilda Santos, do Conselho Fiscal.
A abertura da Plenária foi marcada por uma mística emocionante que reafirmou a luta pela liberdade de Sônia Maria de Jesus, mulher que foi resgatada em uma operação contra o trabalho análoga à escravidão da casa de um desembargador de Santa Catarina e depois retornou à residência dos investigados.
Após a mística, as(os) dirigentes sindicais, lideranças políticas, representantes de movimentos sociais e entidades parceiras da CUT participaram de uma série de falas que reforçaram a importância do encontro no fortalecimento da luta da classe trabalhadora.
Já no último dia de Plenária, (16/8), foi eleita a delegação catarinense que representará a CUT-SC na Plenária Nacional da CUT e aprovado a criação das Secretarias LGBTQIA+ e Economia Solidária da CUT, além de alterações na composição da Direção.
A presidenta do Sintram destacou que participar da Plenária da CUT-SC foi um importante movimento no fortalecimento das lutas em São José.
“O Sintram/SJ, mais uma vez, reafirma seu compromisso com a categoria do serviço público municipal josefense. Partilhar das vivências que temos aqui e ouvir os nossos colegas, é uma importante ferramenta na manutenção das nossas lutas, que sempre é em defesa dos direitos das e dos trabalhadores. Em São José/SC, há poucos meses saímos de uma greve histórica com grandes conquistas para a categoria. Sabemos que temos muito a avançar, por isso participar de momentos como esses, é importante na nossa trajetória de lutas”.
O Sintram/SJ segue vigilante e em luta, porque dinheiro público é para o serviço público!
Faça um comentário