Dirigentes do Sintram/SJ participam do G20 Social e consideram o evento um marco na história do país

Nos dias 14, 15 e 16 de novembro, as dirigentes do Sintram/SJ, Grazieli Justino e Maria de Fátima Bernardete, estiveram no Rio de Janeiro acompanhando o G20 Social.

Acontecendo pela primeira vez na história mundial, o evento contou com representações de diversas áreas da sociedade civil, que construíram coletivamente um documento para ser entregue pelo presidente do Brasil às demais lideranças mundiais que compõem o G20.

Dentre os temas discutidos, estiveram em foco questões essenciais para o serviço público, como o investimento financeiro nas políticas sociais e nos trabalhadores que atuam no serviço público; o fortalecimento da Educação, do SUS, do SUAS, da segurança, das políticas de moradia e segurança alimentar, entre outras. Outra pauta importante e urgente para o mundo inteiro, as mudanças climáticas, também foi eixo central dos debates.

Além dos pactos de governança global, foco também no respeito às organizações coletivas de trabalhadores, através dos sindicatos, movimentos sociais e esferas de controle social. Tudo isso com o apelo de responsabilizar os verdadeiros culpados e taxar as grandes fortunas para garantir recursos financeiros para as políticas públicas!

As dirigentes do sindicato que participaram do encontro avaliam que, diante dos tempos sombrios que vivemos recentemente, em que até mesmo as conferências e a imprensa vêm sendo silenciadas e atacadas deliberadamente, a realização de um evento como o G20 Social é um marco e tanto na história brasileira!

O evento e a entrega do documento ao presidente Lula não foi um fim em si, mas uma demonstração da força da classe trabalhadora, que deve seguir articulada e pressionando para ter suas demandas atendidas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*