Sintram-SJ homenageia os (as) aposentados (as)

Dia 24 de janeiro é comemorado o dia do (a) aposentado (a). A data faz parte da história da Previdência Social no Brasil, pois é uma homenagem à greve dos trabalhadores das estradas de ferro, realizada em 1906. 

Na ocasião da greve, os trabalhadores protestavam pelo retorno da carga horária de 10 horas por dia, 6 dias por semana (a carga tinha sido recentemente aumentada). Além disso, os protestantes se mobilizaram contra o desconto de 30% do salário para uma aposentadoria privada obrigatória, cujos cálculos eram motivo de desconfiança entre os trabalhadores.

A manifestação resultou em conflitos violentos com a polícia, ocasionando ao menos dois mortos, e se espalhou por todo o país. Somente após anos de luta, o direito à aposentadoria foi conquistado no nosso país. Após as primeiras mobilizações, outras greves ocorreram em 1907, 1917 e 1919.

Como consequência dessas manifestações sociais, em 24 de janeiro de 1923 o advogado e deputado federal Eloy Chaves apresentou o primeiro projeto de Previdência Social do Brasil, propondo o fim das previdências privadas obrigatórias e garantindo o direito à aposentadoria.

Mais uma confirmação do que o Sintram não se cansa de afirmar: somente a luta garante direitos. Parabéns, aposentados e aposentadas!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*