SUS EM DEBATE: Sintram/SJ realiza sessões de Cinedebate com a população de São José

O Sintram/SJ realizou sessões de Cinedebate com a população de São José para debater o Sistema Único de Saúde, o SUS, e fortalecer a luta por um serviço público de qualidade. Com o documentário “SUS em Defesa da Vida”, do Conselho Nacional de Saúde, os josefenses que participaram puderam conhecer um pouco mais sobre esse sistema tão importante na vida de toda a população.

Confira entrevista concedida pela presidenta do Sintram/SJ, Graziele Justino:

Grazi, qual a sua avaliação sobre a realização do CineDebate:

Entendo que a gente alcançou o objetivo, que era dialogar com a população melhor sobre como funciona o SUS, suas potencialidades, suas limitações e como as terceirizações prejudicam o acesso da população e as condições de trabalho.

É uma programação que pode ficar na agenda permanente do sindicato?

Pode. Enquanto tiver terceirização, enquanto os servidores estiverem sobrecarregados e a gente precisar lutar para que o SUS permaneça vivo, forte e com qualidade, o CineDebate poderá continuar sim, mas com certeza o sindicato também vai estar promovendo outras atividades.

Dos pontos que foram levantados pelo público, o que fica mais evidente?

Fica latente que a área mais precarizada hoje em São José é a da saúde mental. Foi o que a população mais trouxe.

Um outro ponto que possa a gente ressaltar, além da saúde mental?

O que é necessário, realmente, é concurso público imediato com chamada de mais trabalhadoras e trabalhadores efetivos. Tem vários bairros descobertos, vários territórios que ainda não são acompanhados. Também fica muito explícito que falta informação, trabalho de comunicação da prefeitura, de educação em saúde, de ensinar a população o que é o Sistema, como que ele funciona, como usar o SUS. E uma grande falha de não existir os Conselhos Locais de Saúde, resultado da falta de estímulo da gestão municipal nesse sentido.