11 de agosto é marcado pela luta em defesa da democracia em todo o País

A última quinta-feira, 11 de agosto de 2022, foi marcada pela luta em defesa da democracia brasileira. A data escolhida é simbólica: marca a criação dos cursos de Direito no País, o que originou também o Dia do Estudante. Nas proximidades de 11 de agosto, mais precisamente no dia 8, que em 1977 ocorreu também a leitura de um importante manifesto contra ditadura militar.

Dirigentes do Sintram/SJ acompanharam as atividades deste dia 11. Durante a manhã, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ocorreu a leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito. O documento foi elaborado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e é considerado uma resposta aos ataques feitos pelo atual presidente da República contra as instituições democráticas do País e contra o sistema eletrônico de votação, comprovadamente seguro.

Já no final da tarde, no largo da Alfândega, outro ato foi realizado em defesa da educação pública, da democracia e por eleições livres. O protesto foi organizado pelo movimento estudantil, com apoio da CUT-SC, outras centrais sindicais e movimentos sociais. Dali, os manifestantes saíram em caminhada pelas ruas centrais da capital.

Ao longo do ato, enquanto os manifestantes percorriam a rua Felipe Schmidt, foi registrado um lamentável episódio de truculência envolvendo a Polícia Militar de Santa Catarina. Uma estudante de filosofia da UFSC foi presa enquanto participava da manifestação. A jovem foi detida pela PM sob acusações arbitrárias e infundadas. Ainda durante a noite de ontem, ela foi levada para a 5ª DP e, depois, encaminhada ao presídio feminino, sendo liberada somente na tarde desta sexta-feira, após audiência de custódia.

A Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina (CUT-SC), emitiu nota de repúdio na tarde desta sexta-feira:

Este 11 de agosto de 2022 – que ficará marcado na história do país como um dia histórico de luta em defesa da democracia – foi manchado em Florianópolis pelo autoritarismo e a violência das forças policiais.

Durante o ato em que pessoas manifestavam-se de forma pacífica nas ruas centrais de Florianópolis para defender nossa democracia, o direito de se expressarem e de votarem, a polícia militar agrediu os manifestantes usando balas de borracha, cavalos e cassetetes e prendeu uma jovem estudante.

Nós, da CUT Santa Catarina, queremos manifestar nosso repúdio a mais essa ação truculenta da polícia. Não é a primeira vez que vemos as forças policiais abusarem de seu poder e usarem da violência para oprimir nosso direito de nos expressarmos e defendermos nossos direitos.

É lamentável que exatamente no mesmo dia em que milhares pessoas se reuniram em todo país para ler uma carta que defende a democracia, este fato aconteça no ato em Florianópolis.

O acontecimento serve de alerta para percebermos o quanto nossa democracia é frágil e ainda precisamos avançar para, de fato, termos um estado democrático de direito em que todos tenham a liberdade de se expressarem.

A CUT sempre estará na luta em defesa da democracia para que estudantes e trabalhadores possam se manifestar sem medo.

Exigimos que o governo atue para que essa escalada de violência seja contida.

Ditadura nunca mais! Estado democrático de direito sempre!