Representantes do Sintram/SJ presentes na II Conferência Nacional Popular de Educação

Dirigentes do Sintram/SJ participaram da II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) 2022, realizada entre os dias 15 a 17 de julho. Segundo a organização do evento, cerca de cinco mil trabalhadores em educação de todo o País integraram a marcha de abertura, no dia 15, que foi acompanhada por uma orquestra de frevo e um grupo de maracatu.

O diretor de Educação, Marcos Aurélio dos Santos, a conselheira Jucilda Santos, e a diretora suplente do Sintram/SJ, Rosélia de Castro, estiveram presentes na Conferência, que ocorreu em Natal (RN).

A Conape é organizada pelo Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), e neste ano teve como lema: “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”. Ao longo dos três dias de evento estiveram em discussão temas como a educação pública, popular e gratuita e uma profunda reflexão sobre qual projeto de nação e projeto de educação que o país precisa.

O encontro ocorre num momento de ataque do governo federal ao financiamento da educação. O governo Bolsonaro trabalha para aprovar o Projeto de Lei Parlamentar (PLP) nº 18/2022, que tira recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e afeta negativamente a educação dos estados e municípios.

Após três dias de intensa programação e debates, a Conape 2022 foi encerrada com a aprovação de uma Carta-compromisso em defesa da educação pública. No documento foram apontadas questões como a revogação da Emenda Constitucional 95 de 2016, que congelou investimentos na educação e outras áreas, a contrariedade às renúncias fiscais que fragilizam políticas sociais, a retomada dos investimentos na educação pública e a revogação do Novo Ensino Médio.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*