Coletivo de Combate ao Racismo do Sintram/SJ realiza debate sobre o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Na reunião de ontem (25) do Coletivo de Combate ao Racismo do Sintram/SJ foi debatido sobre a história e a luta das mulheres negras a partir de uma perspectiva baseada na literatura produzida por autoras negras. O tema é foco de estudo realizado por Maria Aparecida Rita Moreira, pós-doutora em Educação, uma das convidadas para o encontro.

Maria Aparecida falou sobre a violência que as mulheres negras ainda sofrem, fruto da escravidão e do patriarcado, e seus reflexos na sociedade. Mesmo em regiões brasileiras onde a população negra é predominante, por exemplo, isso não resulta numa maior representatividade nos espaços de poder.

Fica claro que há um longo caminho a ser percorrido no combate ao racismo. Algumas ideias iniciais foram discutidas para a atuação do Coletivo de Combate ao Racismo do Sintram/SJ. Ficou definido um calendário de reuniões e o planejamento para a realização da próxima atividade, na sede do sindicato, no dia 29 de agosto, segunda-feira, a partir das 19h.

Acompanhe as redes sociais do sindicato para mais informações!