Vitória! Servidores públicos municipais encerram greve em São José

Em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira, 10, no Centro Comunitário de Campinas, os servidores públicos municipais de São José decidiram encerrar a greve após avaliarem a contraproposta da Prefeitura Municipal de São José à pauta de reivindicações da categoria.

Apesar dos trabalhadores reconhecerem avanços, não houve unanimidade na votação, visto que a proposta não atinge todas as reivindicações da categoria. Segundo a direção do sindicato, a principal vitória foi a luta em si e o fato de a categoria não ter tido medo de lutar. Servidores da administração, saúde, assistência social e educação lutaram juntos como há muito tempo não se via.

A greve aconteceu não apenas por questões financeiras, mas também por melhores condições de trabalho para atender a comunidade josefense com mais qualidade lá na ponta. As principais reivindicações atendidas pela administração municipal foram a chamada de novos concursados a cada vaga em vacância a partir de agora para todas as áreas, o abono das faltas da greve de 2021, a Greve em Defesa da Vida, o aumento do vale alimentação, a garantia que terá eleição direta para diretores das unidades escolares ainda este ano, o compromisso do estudo e implementação do plano de carreira de pós-graduação do magistério e o compromisso do cumprimento das leis do piso da Enfermagem, dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias tão logo o financiamento federal esteja previsto no orçamento municipal. Além disso, a categoria conquistou ainda a aplicação do piso dos técnicos de radiologia, o projeto de lei será enviado para a Câmara de Vereadores.

Os servidores estavam em greve desde o dia 31 de maio, ou seja, foram 9 dias em que a categoria mostrou sua força para o executivo municipal e também o compromisso com a defesa dos serviços públicos para a população josefense.

Um dos encaminhamentos dos servidores é de realizar uma nova assembleia em agosto para avaliar o andamento das negociações das demais cláusulas da pauta da Data Base 2022. Também teremos uma nova mesa de negociação no dia 11 de julho com a pauta principal da Secretaria de Assistência Social. Iremos também ter uma Comissão permanente de negociação do Comando de Greve formada por trabalhadores de todas as secretarias para continuar as discussões com o Executivo.

Diversas entidades compareceram na assembleia para expressar seu apoio aos grevistas e ao Sintram-SJ, como a CUT-SC, Sitrampa, Sintrasem, SindSaúde-SC e mandatos parceiros.

A greve acabou, mas a luta continua! Ninguém solta a mão de ninguém!

Veja a proposta do Executivo na íntegra aqui.

#Data-Base2022 #AssembleiaGeral #SintramSJ

Confira imagens da assembleia na galeria:

1 Comentário

  1. Oi, sobre um ponto de reivindicação que chamou atenção da greve, dos senhores, sobre chamamento dos concursados que ainda não está claro, pois como a PMSJ chamarão os concursados que há muita vagas de vacância em várias áreas?
    A transparência do chamamento será que tipo de comunicado oficial da PMSJ?
    É este ano chamarão mais concursados?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*