Definidas as orientações sobre a reposição dos dias de greve dos servidores municipais de São José

Na última semana, o Sintram/SJ esteve em negociação com o Executivo municipal acerca da reposição dos dias de greve. Foram nove dias úteis, entre os dias 31 de maio e 10 de junho. No dia 14 de junho, uma reunião virtual foi realizada entre os grevistas para debater as possibilidades de reposição.

Nas negociações com as Secretarias foram informadas todas as possibilidades levantadas na reunião do dia 14 de junho, e nenhuma foi negada. Importante destacar que o objetivo não é limitar o formato de reposição, mas, ter o maior número de possibilidades, afinal cada servidor, cada unidade e cada território tem a sua especificidade.

A partir de agora os grevistas precisam dialogar com suas direções e coordenações para chegar a um consenso sobre a melhor opção de reposição conforme a realidade da sua unidade de trabalho.

Os secretários(as) municipais afirmam que se houver algum servidor em situação específica, que não se encaixa nas opções disponibilizadas, mas que em diálogo com sua chefia imediata tem outra proposta, deve apresentar à Secretaria e ao Sindicato para análise.

O Sintram/SJ reforça a importância de cada servidor fazer um registro mensal próprio das horas repostas em razão da greve.

SECRETARIA DE SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL E ADMINISTRAÇÃO

Os servidores podem pagar horas da greve diariamente dentro das suas possibilidades (uma hora por dia, duas horas, três horas etc). Podem também pagar essas horas em campanhas ou mutirões nos fins de semana, à noite ou feriados. Servidores que antes da greve já possuíam banco de horas trabalhadas em outras ocasiões também podem descontar suas horas da reposição.

Existe a possibilidade de repor em unidades que permanecem abertas até às 22h. Servidores que porventura possuírem licença-maternidade, licença-prêmio ou férias nesse período devem repor o máximo de horas possível até se ausentar e continuar pagando no seu retorno. As Secretarias já possuem propostas de campanhas e mutirões que irão apresentar aos servidores.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Servidores podem pagar horas da greve diariamente no seu contraturno dentro das suas possibilidades (uma hora por dia, duas horas, três horas etc), cobrindo demandas da unidade. Podem também pagar essas horas no contraturno de julho e do final do calendário de dezembro.

Os servidores também podem pagar suas horas em atividades aos sábados, como o Sábado da Família, por exemplo. Reuniões de Conselho de Classe, paradas pedagógicas ou outras atividades podem ser sugeridas para o período noturno. A reposição pode ser planejada ainda para o ponto facultativo do dia 28 de outubro. Também pode ser sugerida uma 6ª aula diária. Servidores que porventura possuam licença-maternidade ou licença-prêmio devem repor o máximo de horas possível antes de se ausentar e continuar pagando no retorno.