Assembleia dos servidores(as) municipais de São José: saiba mais sobre o que foi discutido

Na pauta, entre outros temas, o julgamento da greve em Defesa da Vida, as negociações da pauta da data-base 2021 e a eleição de delegados para a Plenária da CUT-SC

Os servidores municipais de São José realizaram assembleia geral da categoria, nesta quarta-feira (30/06), tendo como pontos de pauta informes e análise de conjuntura; julgamento da greve em Defesa da Vida; negociações da data-base 2021 e eleição de delegados para a Plenária Estatutária da CUT-SC.

Greve em defesa da Vida

No julgamento ocorrido no último dia 24 de junho em relação à ação movida pelo Executivo contra a Greve em Defesa da vida, realizada pelos servidores(as) municipais de São José em março deste ano, os desembargadores da 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiram, por unanimidade, extinguir o processo. Com isso, foi revogada a liminar concedida anteriormente, que previa, entre outras medidas, a possibilidade de demissão de ACTs grevistas, desconto dos dias parados e multa diária ao sindicato.

Conforme a assessoria jurídica do Sintram/SJ, é necessário aguardar a publicação do acórdão no Diário da Justiça Eletrônico, para então, por meio de recurso, informar ao juiz sobre as demissões dos ACTs, os descontos nos salários e as faltas injustificadas lançadas nos assentos funcionais dos trabalhadores, requerendo que tais medidas sejam anuladas.

Para os servidores(as), a extinção do processo foi considerada uma grande vitória. Não somente para os grevistas, mas, para todos os trabalhadores e trabalhadoras do serviço público municipal, demonstrando que a greve era legítima e que vale a pena lutar. A categoria também elogiou a atuação da assessoria jurídica pela defesa realizada.

Data-base 2021

Em relação às negociações da data-base 2021, em assembleia, os servidores definiram pela formação de uma comissão que irá procurar o Executivo municipal nos próximos dias, juntamente com a direção do sindicato, com  o objetivo de dar prosseguimento às tratativas sobre as demandas dos trabalhadores(as), e que já haviam sido apresentadas na pauta da data-base deste ano.

Também será enviado ofício à Administração para formalizar o pedido de retomada das negociações o mais breve possível.

Plenária CUT-SC

A 16ª Plenária Estatutária Estadual da CUT-SC acontecerá virtualmente nos dias 1º, 2 e 3 de setembro, com o objetivo de atualizar a estratégia política e organizativa da Central, considerando a conjuntura e a realidade atual da classe trabalhadora. Em Santa Catarina, o encontro levará o nome de “Jacir Zimmer”, em homenagem ao companheiro e grande lutador, que integrava a direção da CUT-SC, e que faleceu de Covid-19 em junho deste ano.

Na plenária estadual serão eleitos os delegados que irão representar Santa Catarina na etapa nacional, que também acontecerá virtualmente, entre os dias 21 e 24 de outubro. Na Plenária Nacional serão debatidos os acúmulos das assembleias de base e das plenárias estaduais de todos o País, para que a CUT possa se posicionar coletivamente por uma estratégia e um plano de lutas e ações coerentes com nossos desafios mais imediatos.

Os resultados devem comunicar à sociedade o que a CUT pensa e fará a respeito das questões mais importantes para o destino da classe trabalhadora no Brasil.

Na assembleia desta quarta-feira, foram eleitos os representantes do Sintram/SJ para a etapa estadual. Os três delegados: Maria de Fatima Bernadete de Souza; Marcos Antônio Cúrcio e Jumeri Zanetti. Marcos Aurélio dos Santos também será delegado nato para a Plenária por já ser o nosso representante na Direção Estadual da CUT/SC. Suplentes: Jucilda Santos, Marileia Backes e Vanda Santos.