Servidores públicos municipais de São José pedem o apoio da população

Você já viu uma escola pública sem professores, um CRAS sem assistente social ou um posto de saúde sem enfermeira? O vacinador, a agente comunitária de saúde, o motorista, o guarda municipal, os profissionais do SAMU, o engenheiro, o agente de endemias, a psicóloga, o vigilante sanitário. O serviço público só existe porque tem trabalhadores e trabalhadoras, em diversas repartições públicas, e que durante a pandemia somam esforços para garantir acolhimento e atendimento de qualidade à toda população.

O servidor público é trabalhador igual a você, e nesse dia a dia complicado que tem sido a todos que batalham em nossa cidade, os servidores municipais de São José cobram do prefeito Orvino que faça a recomposição dos seus salários, que já acumulam mais de 15% de perdas inflacionárias e estão sem alteração há dois anos.

A pandemia do coronavírus agravou a situação econômica do País, elevando os preços dos alimentos, do gás de cozinha, do combustível, aluguel, remédios, e diversas outras despesas básicas de uma família. Mesmo em meio a esta elevação de preços no último ano, os servidores municipais, sobrecarregados de trabalho, tiveram muitas vezes que pagar para trabalhar, precisando adquirir, por exemplo, equipamentos de proteção individual para se proteger contra o Covid-19.

A realidade econômica da Prefeitura de São José dá condições de fazer a reposição salarial dos trabalhadores. Em 2019, a receita da cidade teve um crescimento econômico de 16,48%, margem que se mantém e que pode garantir a valorização de quem trabalha pelo povo de São José.

Entendendo a crise sanitária nacional e considerando a adesão da Prefeitura à Lei Complementar 173/2020, os servidores de São José apresentaram uma pauta muito simples e enxuta de reivindicações, ligadas à segurança sanitária dos trabalhadores e à reposição da inflação. A categoria deixou de lado reivindicações históricas e fez a sua parte de responsabilidade na negociação deste ano. Agora, cabe ao prefeito Orvino o dever de valorizar quem carrega o dia a dia dessa cidade.

Pedimos o apoio de todos para que cobrem dos nossos governantes o reconhecimento dessa categoria que luta cotidianamente para garantir os direitos à saúde, educação, assistência social, segurança pública, esporte, cultura à toda sociedade josefense.

Valorizar o servidor é garantir um serviço público de qualidade para toda população de São José!

#SintramSJ