Moção de apoio às famílias da ocupação Vale das Palmeiras

Em Assembleia, realizada no dia 27 de abril de 2021, as trabalhadoras e trabalhadores do serviço público do município de São José aprovaram Moção de Apoio às famílias da ocupação Vale das Palmeiras, que segue:

MOÇÃO DE APOIO ÀS FAMÍLIAS DA OCUPAÇÃO VALE DAS PALMEIRAS
O Sintram/SJ manifesta total apoio à ocupação Vale das Palmeiras, localizada no município de São José, que abriga cerca de 150 famílias que estão sendo ameaçadas de despejo em plena pandemia. Sem uma política habitacional estruturada no município, estas famílias lutam por condições de vida digna.

Em tempos de crescente desemprego, de elevado custo de vida, de intensificação da vulnerabilidade social no país, agravadas pela atual crise sanitária, o Poder Judiciário e o Poder Executivo, que deveriam buscar estratégias para garantir os direitos das famílias, visando a oferta de assistência social, moradia, renda, alimentação, saúde e a defesa da vida, atuam de forma a ampliar ainda mais o abismo social e econômico que assolam a classe trabalhadora neste momento.

A parcela única de auxílio no valor de  R$ 770 está longe de garantir os direitos destas famílias, que são compostas por mulheres, crianças, adolescentes, idosos e animais de estimação. Que são famílias da classe trabalhadora na sua mais ampla diversidade de composições.

No dia 28 de abril, o Juiz Otávio José Minatto suspendeu o despejo até que o município de São José elabore um plano de remoção, que, basicamente, indique onde as pessoas serão alojadas, com local adequado para a guarda dos pertences, a relação completa de todos os moradores, inclusive para fins de inclusão em programas sociais, como o Bolsa Família, Auxílio Emergencial, Casa Verde-Amarela.

Mais uma vez temos a prova de que a luta e a mobilização trazem avanços! O Vale das Palmeiras, em articulação com a defensora pública, dra. Ana Paula Berlatto Fão Fischer, conquistou essa vitória, mas a luta continua!

É necessário que a Prefeitura de São José atenda as demandas destas famílias, e afaste o terror desumano que é a ameaça de despejo, sem qualquer alternativa, em tempos de crise econômica, social e sanitária.

Vimos, por meio desta moção de apoio às famílias, nos colocar mais uma vez ao lado da defesa indiscutível dos direitos humanos e da classe trabalhadora!

Se morar é um privilégio, ocupar é um direito! 
#despejozero

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*