7 de abril – Dia Mundial da Saúde

Nesta quarta-feira, 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde.

O Sintram/SJ relembra no dia de hoje a história dos servidores e das servidoras municipais da área da saúde, que já estiveram reunidos em diversos momentos na luta por melhores condições de trabalho.

Luta pelo plano de carreira, pelas 30 horas, pelo reajuste do piso, contra a privatização no SUS, contra as Organizações Sociais, em defesa do SUS público com financiamento e de qualidade, e por melhores condições de trabalho, dando mais qualidade às atividades prestadas à população.

Estes profissionais possuem uma história de luta pela criação do SUS, pela manutenção dos Conselhos de Saúde, pela defesa da Reforma Psiquiátrica e da Reforma Sanitária.

Porém, hoje, estamos frente a novas batalhas.

A categoria ainda enfrenta a falta ou a grande rotatividade de profissionais, a falta de cobertura territorial, violências e assédio moral diários, ausência de eleições democráticas para cargos de coordenador, falta de concurso de relotação e falta de acesso à insalubridade.

Agora, em meio à pandemia, também enfrentam a aglomeração dentro de estruturas de unidades pequenas, disputando por salas de atendimento e pelo número limitado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Isso leva à exaustão, tendo de enfrentar diariamente o risco de morte, com maiores gastos de deslocamento e proteção, e sem ter reajuste inflacionário desde 2019.

Servidores e servidoras da Saúde de São José carregam a angústia de ver o povo ter que escolher entre morrer de Covid-19 ou de fome, por causa de governos que ignoram a gravidade da pandemia e não fazem políticas efetivas para garantir emprego, renda e saúde para os brasileiros.

Nesse Dia Mundial da Saúde renovam-se as energias para a luta, defendendo a compreensão de Saúde em seu conceito ampliado, o que pressupõe condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso à serviços de saúde. Pela real valorização e preocupação com a integridade física e mental dos profissionais.

Agradecemos imensamente a atuação dos(as) trabalhadores(as) da saúde não só nesta pandemia, mas sempre!

O Sintram/SJ se compromete a estar com vocês na luta por melhores condições de trabalho e valorização das categorias da saúde.