Moção de repúdio à demissão dos professores(as) ACTs em razão da greve em Defesa da Vida e pela readmissão imediata destes trabalhadores

Os servidores e servidoras do município de São José, em Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 25 de março de 2021, repudiam a ação da secretária municipal de Educação, Lilian Sandin Boeing, e do Prefeito Municipal de São José, Orvino Coelho de Ávila, em demitir sete ACTs que participaram do movimento grevista em Defesa da Vida.

Num momento de calamidade pública, de elevado custo de vida e alto índice de desemprego, o que afeta a vida das famílias josefenses, professores ACTs são demitidos, contribuindo ainda mais para a crise econômica que assola o país, e, consequentemente, o município. Nunca na história de São José tivemos uma atitude tão violenta contra os servidores que lutam por seus direitos.

São José vive um momento de agravamento seríssimo da pandemia. Conforme informações do painel de casos de Covid-19 em Santa Catarina, mantido pelo governo do Estado (http://www.coronavirus.sc.gov.br/), o município é a quinta cidade catarinense com maior número de casos ativos de coronavírus.

Diante deste contexto, os profissionais da rede municipal de ensino encamparam uma greve em Defesa da Vida, que teve como reivindicação central a suspensão das aulas presenciais nesse momento crítico da pandemia, cujo objetivo maior era a proteção a todos, evitando expor tanto os profissionais como os alunos e familiares aos riscos de contágio da Covid-19, e evitando a sobrecarga ainda maior dos serviços públicos de saúde, assistência social e segurança.

Os Trabalhadores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) que aderiram ao movimento grevista foram demitidos pela administração, quando estes simplesmente solicitavam condições seguras de trabalho.

Esta moção repudia a ação do Executivo Municipal, pela falta de diálogo com o sindicato, impedindo as negociações sobre o fim da greve e a busca por soluções para os problemas apresentados pelos mais de cinco mil servidores do município acerca das condições de trabalho durante a pandemia. Ao tempo que esta moção também repudia e faz o apelo para que estes trabalhadores ACTs e suas famílias não sejam expostos à fome, ao risco de despejo, entre outras dificuldades impostas pela situação de desemprego.

Além do mais, faltam profissionais em várias unidades da rede pública municipal, portanto, a demissão dos mesmos acarretará mais problemas para as unidades.

Manifestamos nosso apoio e solidariedade aos professores e professoras ACTs demitidos e reiteramos o apelo à secretária da Educação Lilian Sandin Boeing e ao prefeito Orvino Coelho de Ávila, que reconsiderem a decisão tomada e façam a pronta readmissão destes profissionais.

Sintram SJ – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José