Categoria aprova ajuda financeira aos trabalhadores ACTs demitidos pelo prefeito

Os servidores municipais de São José realizaram assembleia geral na noite desta quinta-feira (25). Em razão da pandemia, a assembleia ocorreu de forma virtual.

Os trabalhadores(as) seguem apresentando relatos sobre a insegurança sanitária nos locais de trabalho, em todas as áreas. Não há quantidade suficiente de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e os poucos materiais fornecidos apresentam baixa qualidade. Exemplo disso são as máscaras repassadas pela Secretaria de Educação, sem condições de uso devido à baixíssima qualidade do material.

Os servidores da área da Educação também apontam que, até o momento, a Secretaria não organizou o ensino remoto para as famílias que optaram por esta modalidade, gerando inúmeras reclamações e desencontro de informações.

Outra questão importante apresentada tanto por trabalhadores da Educação quanto da Saúde, é o insuficiente número de profissionais para dar conta do combate à pandemia. No caso da Educação, há dificuldades para suprir o ensino híbrido. Já os profissionais da Saúde apontam que, apesar de estarem na linha de frente do combate ao Covid-19, não estão sendo atendidos nas suas solicitações por insalubridade. Em todas as áreas, os servidores estão sobrecarregados, o que tem os levado à exaustão.

Na assembleia desta quinta-feira foi aprovada a concessão de uma ajuda financeira do sindicato aos seis trabalhadores ACTs, demitidos pelo Executivo por terem aderido ao movimento grevista em Defesa da Vida. Num momento gravíssimo de crise sanitária e econômica que assola o País, quando os trabalhadores lutam para defender a vida de todos, o prefeito Orvino Coelho de Ávila e a Secretária Municipal de Educação, Lilian Sandin Boeing, além de não dialogar com a categoria, tomam uma medida de retaliação a estes profissionais.

Diante disso, foi aprovada uma moção de repúdio em relação à ação da Secretária de Educação e do prefeito de São José.

Também foi aprovada a realização de uma campanha financeira e de doação de alimentos para auxiliar os servidores que participaram da greve em Defesa da Vida e tiverem descontos em seus vencimentos. A categoria se solidariza com as dificuldades dos colegas, ao mesmo tempo em que continuará na luta para reverter as punições da administração municipal ao movimento grevista.

A direção do  sindicato apresentou ainda como se deu a execução dos encaminhamentos feitos na última assembleia, discutindo com os servidores e servidoras as próximas ações para reivindicar medidas de controle da pandemia e por condições seguras de trabalho.

Um ato em frente à prefeitura de São José está sendo convocado para terça-feira, às 18h, quando será feita a leitura da Moção de Repúdio contra a demissão dos ACTs e pela readmissão imediata dos profissionais, cujo texto foi construído e aprovado durante a assembleia.

Lembrando que o ato deve ter a colaboração de todos pelo distanciamento social e uso obrigatório de máscaras. Será disponibilizado álcool em gel.