Vestidos de preto e com marcha fúnebre, servidores alertam para o perigo da volta às aulas presenciais

Servidores municipais de São José realizaram um ato, na tarde desta quinta-feira (25), em frente à prefeitura do município, em protesto contra a decisão do Executivo em retomar as aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira, dia 1°.

Com marcha fúnebre e vestidos de preto em sinal de luto, os manifestantes fizeram uma esquete teatral para sensibilizar e alertar o prefeito sobre o perigo que significa a volta dos professores e alunos às salas de aula nesse momento, considerado o mais crítico da pandemia de Covid-19. Cruzes também foram espalhadas pelo chão e posteriormente depositadas no canteiro em frente ao prédio da prefeitura.

O ato chamou a atenção também de quem passava pelo entorno. Muitos demonstraram apoio aplaudindo a manifestação e reforçando que não é momento para retomar as atividades presenciais nas unidades de ensino. Isso demonstra que a população está consciente da gravidade da situação.

Trabalhadores já deliberaram pela greve

Em assembleia realizada no último dia 24, a categoria deliberou por deflagrar greve a partir da próxima segunda-feira, dia 1° de março, caso a administração municipal insista em manter a retomada das atividades presenciais nas escolas da rede.

Os trabalhadores não irão aceitar o retorno às salas de aula enquanto não houver CONDIÇÕES SANITÁRIAS SEGURAS E O CONTROLE DA PANDEMIA, com garantia de EPIs, estrutura física adequada, testagem, rastreamento e vacina de acesso público e universal para todos.

Não há garantia alguma de que as medidas estabelecidas serão efetivas. Nem o próprio governo do município conseguiu garantir o que ele mesmo aprovou nos seus Planos de Contingência.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*