Servidores(as) municipais de São José deliberam por greve

Os servidores(as) municipais de São José, em assembleia geral realizada na noite desta quarta-feira (24), deliberaram por deflagrar greve a partir da próxima segunda-feira, dia 1° de março. Ofício foi protocolado junto ao Executivo na manhã desta quinta-feira (25) informando a decisão da categoria.

No documento, o sindicato expõe as razões da greve, motivada principalmente pelo irredutível posicionamento da administração referente ao retorno das aulas presenciais nas condições sanitárias em que se encontra atualmente a rede municipal de ensino de São José.

Mesmo após várias tentativas de diálogo, com a direção do Sintram/SJ comparecendo inúmeras vezes nos gabinetes do prefeito, das secretárias de Educação e de Saúde, não restou outra alternativa para defender a vida dos servidores que não fosse a paralisação das atividades.

Os trabalhadores não irão aceitar o retorno às salas de aula enquanto não houver CONDIÇÕES SANITÁRIAS SEGURAS E O CONTROLE DA PANDEMIA, com garantia de EPIs, estrutura física adequada, testagem, rastreamento e vacina de acesso público e universal para todos.

Nem o próprio governo do município conseguiu garantir o que ele mesmo aprovou nos seus Planos de Contingência. Não há garantia alguma de que as medidas sanitárias estabelecidas serão efetivas e irão preservar a vida de todos. Basta observar que, com o retorno apenas dos profissionais, sem a presença de alunos, já foram confirmados dezenas de novos casos de infecção por Covid-19.

A greve também se estende às demais áreas do serviço público municipal, uma vez que a situação gerada na Educação terá consequências diretas nos demais setores, como a sobrecarga inevitável no sistema de saúde e de assistência social. Além disso, o acordo da data-base 2020 ainda não foi cumprido, sendo que um dos itens mais importantes tratava da criação do Programa Saúde do Trabalhador, tão fundamental neste momento em que os profissionais apresentam quadros de adoecimento e abalo psicológico cada vez mais intensos.

O ano de 2020 foi muito difícil. O mínimo conquistado em relação às condições de trabalho nas áreas da Saúde e Assistência Social só foi possível a partir de muita luta. Contudo, o Executivo precisa ainda colocar em prática diversas outras medidas de contingência, como vacinação, garantia de distanciamento social, possibilidade de trabalho híbrido e maior investimento em recursos humanos, promovendo o chamamento de novos trabalhadores.

Cabe ao Sintram/SJ o dever e a responsabilidade de defender a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras do serviço público municipal. Permitir a abertura das unidades de ensino neste momento em que a pandemia alcança os mais alarmantes números já noticiados colocará em risco a vida dos profissionais, alunos e familiares.