Insegurança marca possível retomada das aulas presenciais na rede municipal de São José

Servidores e servidoras,

A direção do Sintram/SJ fez inúmeros contatos com a Secretaria Municipal de Educação (SME) com o intuito de buscar explicações para a convocação feita pela Prefeitura aos servidores(as), para que estejam presentes em reunião presencial em suas instituições a partir da próxima semana. Entretanto, até o momento, não houve êxito em obter uma resposta por parte da SME, justificando a necessidade de tal atividade ser realizada de forma presencial.

A situação da pandemia em São José, assim como em toda a Grande Florianópolis, ainda é grave. Permanecemos na matriz de risco com classificação vermelha, com 79% de ocupação das UTIs na região. Os dados constam do boletim divulgado pelo governo do Estado sobre o coronavírus em Santa Catarina. Somente em São José são aproximadamente 500 casos ativos, além dos 474 sintomáticos que aguardam resultados dos testes realizados, conforme informações divulgadas no site oficial da Prefeitura. (Fonte: https://covid.saojose.sc.gov.br/)

Não há motivos para reunir presencialmente os trabalhadores da educação nesse momento. Os Planos de Contingência (Plancon) de cada unidade escolar sequer foram apresentados aos profissionais do setor, e tampouco houve qualquer tipo de formação para entender os protocolos de segurança que compõem tais documentos.

Esta primeira semana de atividades deve ser dedicada a aprofundar o debate para que todos conheçam, dominem e possam aplicar o Plano de Contingências sem dúvidas e sem equívocos. Esse debate precisa ser realizado com toda comunidade escolar: profissionais, pais e responsáveis e alunos. E este processo pode ser feito de forma virtual.

Destacamos ainda, que nem todos os profissionais possuem veículo próprio e terão que se deslocar usando o transporte coletivo, o que gera riscos ainda maiores de contágio pelo vírus.

Considerando este contexto, solicitamos à Secretaria de Educação que essas reuniões e formações iniciais sejam realizadas virtualmente. Ainda há tempo hábil suficiente para organizar essa logística.

Reforçamos nossa posição contrária ao retorno das aulas presenciais, previsto em São José para o mês de março, se não houver as condições mínimas de segurança sanitária. Isso significa, entre outras ações, a vacinação dos profissionais e da população de risco, controle dos casos ativos, garantia de EPIs certificados pelos órgãos de saúde para todos os profissionais e alunos e a diminuição da ocupação hospitalar por casos de Covid-19.

Aproveitamos para novamente CONVOCAR a todos os servidores e servidoras do nosso município para a ASSEMBLEIA GERAL que ocorrerá nesta terça-feira, dia 9 de fevereiro, às 19h, quando a categoria irá debater, entre outras pautas, o retorno das aulas presenciais em São José. Para participar da assembleia é necessário realizar a inscrição no link:

Estamos à disposição dos servidores e servidoras para mais esclarecimentos.