Vacinação contra Covid-19 mostra a importância do Sistema Único de Saúde

No domingo, dia 17 de janeiro de 2021, o Brasil viveu um momento histórico, proporcionado pela luta, dedicação e trabalho de cientistas e servidores públicos: o início da vacinação contra a Covid-19.

Ilustração: @CrisVector

Após meses de enfrentamento à pandemia, vivendo um período sombrio de calamidade pública reforçada pelo descaso e negacionismo protagonizados pelo governo federal, chegamos a marca de aproximadamente 210 mil mortes causadas pela Covid-19 no Brasil.

A vacina, uma das estratégias de prevenção do contágio ou agravamento de sintomas ocasionados pelo contato com o vírus, teve seu uso emergencial aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Logo em seguida, pudemos acompanhar a primeira brasileira sendo vacinada: uma mulher, negra e enfermeira, que atuou na linha de frente do combate à pandemia.

Em São José, as trabalhadoras e os trabalhadores do serviço público municipal atuam bravamente na linha de frente do combate ao coronavírus desde o início desta tão grave crise sanitária que assolou o mundo.

No dia 12 de janeiro, a administração municipal de São José divulgou em seus canais de comunicação que já elaborou o Plano Municipal de Vacinação, com base nas diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação e no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.

A vacinação está dividida inicialmente em quatro fases, priorizando os trabalhadores(as) da Saúde; pessoas idosas; pessoas que apresentam comorbidades como diabetes, hipertensão arterial, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença cardiovascular e cerebrovascular, transplantados, anemia falciforme e obesidade grave; e professores, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A direção do Sintram/SJ compreende a necessidade de focar inicialmente em grupos prioritários, mas ressalta que diversas trabalhadoras e trabalhadores de diversas áreas seguiram atuando na linha de frente atendendo a população enquanto serviço essencial, como no caso da Assistência Social, além da Administração e Infraestrutura, por exemplo. O apelo é que estes grupos sejam incluídos no Plano de Vacinação.

Que possamos comemorar em breve mais esta vitória da ciência e do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, e que a vacina seja disponibilizada à toda a população josefense o mais rapidamente possível.