Mobilização dos servidores(as) da Saúde garante integralidade das férias

Servidores(as) da área da Saúde realizaram uma manifestação em frente à Prefeitura de São José, na manhã desta quinta-feira (10), após a Secretaria de Saúde informar que as férias dos profissionais do setor seriam fracionadas. A decisão pelo ato foi tomada em reunião virtual na noite desta quarta-feira (9), que contou com um expressivo número de participantes.

Após meses na linha de frente do combate ao Covid-19, os trabalhadores da Saúde estão exaustos, física e psicologicamente. Muitos tiveram de se manter afastados das próprias famílias por questões de segurança sanitária. Por isso, é inaceitável que não possam gozar de suas férias de maneira integral nesse momento.

A decisão de fracionar o período de férias dos trabalhadores demonstra que, mais uma vez, faltou um plano de contingência construído pelos vários segmentos da sociedade.

A pandemia está presente há meses, tempo suficiente para encontrar uma saída para a falta de profissionais no setor. A solução para o déficit de servidores seria a chamada, desde o início da calamidade pública, dos profissionais concursados. Há um concurso vigente com uma lista de classificados aguardando. A medida foi sugerida pelo Sindicato à Secretaria de Saúde diversas vezes, visto que a previsão já era de que muitos servidores estariam afastados por serem grupo de risco do Covid-19 ou mesmo por estarem adoecidos.

Logo após a manifestação, o sindicato recebeu a informação que a Secretária de Saúde  encaminhou um novo memorando aos coordenadores das unidades garantindo os trinta dias de férias. O procurador do município também informou que a Prefeita Adeliana Dal Pont irá receber a direção do Sindicato nesta sexta-feira (11), às 11h, para uma audiência. Vitória pela luta e organização das servidoras e servidores juntamente com o sindicato.

Os servidores devem ficar atentos aos canais de comunicação do Sintram/SJ, pois o resultado da reunião será divulgado, e, se necessário, uma assembleia extraordinária poderá ser chamada.