Sintram/SJ realiza assembleia geral virtual em respeito às orientações sanitárias e pela segurança dos trabalhadores(as)

O Sintram/SJ realizou nesta quinta-feira (8) assembleia geral com expressiva participação dos servidores municipais de São José. Devido às medidas de segurança sanitária, a assembleia ocorreu virtualmente.

Na pauta estiveram os seguintes pontos:

1 – Informes e análise de conjuntura.

Os diretores do Sintram/SJ presentes na assembleia trataram dos impactos que a Lei Complementar 173/2020 irá causar na vida dos servidores públicos. Recentemente, o sindicato publicou informações a respeito desse tema, e que podem ser acessadas aqui. Também foi abordada a Reforma Administrativa que está sendo articulada pelo governo Bolsonaro, e que também irá causar inúmeros prejuízos mesmo aos servidores com mais tempo de atuação.

2 – Eleição complementar para o Conselho Deliberativo e Fiscal do Sintram/SJ.

A categoria elegeu cinco novos conselheiros, sendo dois fiscais suplentes e três deliberativos.

Veja abaixo a lista completa dos eleitos.

3 – Continuação das negociações da data-base 2020.

A categoria aprovou o envio de um ofício ao Executivo Municipal retomando as negociações com o Executivo e cobrando o cumprimento da data-base 2020, a qual foi suspensa pela Administração Municipal devido às possíveis dificuldades financeiras causadas pela pandemia de Covid-19.

Entretanto, considerando a apresentação das metas fiscais do 2º quadrimestre de 2020, realizada no último dia 30 de setembro, as finanças do município não foram afetadas.

É inaceitável que os servidores não tenham recebido sequer a reposição da inflação do ano de 2020, gerando um achatamento e uma desvalorização ainda maior de seus salários.

Novamente, em meio à uma crise sanitária, os trabalhadores serão obrigados a lutar contra a retirada de direitos. O Executivo Municipal deve buscar alternativas para cumprir seus compromissos com os servidores, os quais têm comprovado, mais do que nunca, sua real importância para o serviço público, com uma atuação comprometida com a qualidade de atendimento da população. Os trabalhadores(as) exigem, no mínimo, a reposição da inflação.

Na quinta-feira também ficou deliberada a convocação de uma nova assembleia caso a prefeita Adeliana Dal Pont não abra mesa de negociação acerca do cumprimento do que estava previsto na data-base 2020. A categoria aponta para próxima assembleia a possibilidade de um indicativo de estado de greve, assim como a realização de um ato em frente à Prefeitura de São José.

4 – Discussão acerca do retorno das aulas presenciais em São José.

Na assembleia, a categoria reafirmou sua posição contrária ao retorno das aulas presenciais em São José devido à ausência de condições sanitárias adequadas nas unidades de ensino, além da falta de preparação dos trabalhadores(as) do setor nesse momento para atuar durante a pandemia.

Uma comissão de servidores foi formada e deverá se reunir com frequência para debater o tema volta às aulas. Esta mesma comissão também servirá de apoio para análise das pautas levantadas no Comitê de Gerenciamento da Pandemia do município de São José, considerando que o Sintram/SJ possui uma cadeira no comitê, sendo representado pelo diretor de Educação Marcos Aurélio.

Veja abaixo a comissão eleita.

Outros Encaminhamentos.

A categoria aprovou a publicação de uma moção de repúdio ao Decreto Nº 10.502/2020, que institui a Política Nacional de Educação Especial. Os servidores(as) consideram que o decreto em questão representa um ataque à inclusão escolar, um retrocesso aos direitos adquiridos, como o que está disposto na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU e na Constituição Federal de 1988.

Conselheiras Fiscais Suplentes Eleitas
Mariléia Backes – CEI Bom Jesus de Guape
Suelen Meira Pedro – CEI Antonio de Quadros

Conselheiros Deliberativos Eleitos