Impacto da Pandemia de Covid-19 na vida dos professores(as)

Estamos atravessando um momento histórico sem precedentes que afetou o Brasil e o Mundo. Com a COVID-19 e a necessidade do isolamento social, alterou drasticamente o cenário global. O impacto em nosso sistema de saúde, seja privado ou público, como também, a elevação da crise econômica, são apenas alguns dos fatores que a sociedade vem enfrentando nestes últimos meses.

No cenário educacional não é muito diferente. Com instituições de ensino fechadas, professores de uma hora para outra se viram obrigados, muitas vezes sem a formação adequada, a executar o ensino remoto. Cabe salientar que, o trabalho remoto tem sido muito mais difícil, desgastante e estafante que o presencial, levando o docente a um nível máximo de estresse. Além da redução de salário, suspensão do contrato de trabalho, aumento da carga horária, o professor vem sofrendo pressão de toda a sociedade para o retorno as atividades presenciais, sem nenhum estudo do impacto sobre a saúde destes trabalhadores.

Visando realizar o levantamento destes impactos, com o objetivo de dar efetividade a atuação do sindicato, o SINPROESC juntamente com as professoras pesquisadoras Maria Tais de Melo, Simone Regina Dias e Arceloni Neuza Volpato está desenvolvendo uma pesquisa intitulada “IMPACTO DOS FATORES RELACIONADOS À PANDEMIA DA COVID-19 NA QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES ATUANTES NAS ESCOLAS DE SANTA CATARINA”.

A participação da categoria com o preenchimento dos formulários é de suma importância para que ao final do projeto, possamos conhecer e implementar políticas que sejam efetivas e que atenda aos interesses dos professores. Nosso trabalho é na defesa dos direitos, mas neste momento histórico é na defesa da vida.

FORMULÁRIO ELETRÔNICO

Com informações assessoria Sinproesc