Nota do Sintram/SJ sobre a manutenção do auxílio-alimentação

O Sintram/SJ foi informado pelo Executivo municipal de São José que os servidores da Educação receberam somente dez dias de auxílio-alimentação na folha de pagamento de abril. O motivo, conforme a administração, é que foram descontados os dias de suspensão das atividades, pois a última quinzena de março foi considerada como recesso escolar. Medida adotada em razão das adequações necessárias frente à pandemia do coronavírus.

Assim que iniciou o isolamento social em São José, em 19 de março, a direção do sindicato solicitou ao Executivo que mantivesse o pagamento do auxílio-alimentação. Porém, a justificativa da Procuradoria do município foi de que seria dado cumprimento à lei municipal que estabelece que o referido auxílio deve ser pago somente sobre os dias trabalhados.

Vale lembrar que há anos o Sintram/SJ mantém em sua pauta de reivindicações o pedido para que o auxílio-alimentação seja pago durante as férias, recessos e licenças médicas, além do fim do teto para ter direito ao pagamento do benefício.

A direção do Sintram/SJ mantém a solicitação de manter o pagamento total do auxílio, considerando que, neste momento, qualquer tipo de redução na renda dos trabalhadores e trabalhadoras terá reflexos danosos na vida desses servidores.

Vivemos um momento que exige ainda mais cooperação e solidariedade. Para muitos servidores municipais, a remuneração recebida não é destinada apenas para benefício próprio, mas também para auxiliar muitos que estão ao seu redor. Por isso, é fundamental manter o pagamento integral do auxílio-alimentação a todos.