Sintram/SJ alerta trabalhadores sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual

Aos trabalhadores e trabalhadoras que atuam nos serviços essenciais, e que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, pedimos muita atenção a este recado.

Muitos profissionais vêm enfrentando dificuldades para proteger a própria saúde. Os protocolos para lidar com o coronavírus estabelecem medidas de proteção nesse momento de pandemia. Entretanto, há gestores que reservam o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) somente para atendimento de pacientes que sejam casos suspeitos ou confirmados, colocando a saúde do profissional em risco.

Na fase de transmissão comunitária do Covid-19, a maior parte dos infectados são assintomáticos, mas importantes transmissores do vírus. Ou seja, é fundamental que sejam adotadas as precauções necessárias para atendimento de qualquer usuário do serviço público.

Tomar essa medida protege os profissionais que estão nas unidades de saúde, no atendimento aos sintomáticos no CATI, nas secretarias, nos serviços de limpeza, na assistência social, na segurança pública, dentre outros serviços considerados essenciais no âmbito municipal.

Cabe destacar algumas questões que os profissionais devem estar atentos durante o período em que estiverem atuando:

Reutilização de máscaras: com o tempo, os poros dos tecidos vão sendo obstruídos com partículas e as tornam inviáveis para uso. É preciso testar as máscaras e trocá-las sempre que estiverem inadequadas.

Reutilização de aventais, toucas e luvas descartáveis: também é um importante fator de risco. É importante garantir a troca dos materiais sempre que necessário.

Resistência ao afastamento dos profissionais em grupo de risco: estes grupos não foram definidos aleatoriamente. É uma importante orientação, com embasamento epidemiológico e científico. Desta forma, é fundamental o devido afastamento destes profissionais.

Limpeza dos locais de trabalho: É preciso estar atento a ambientes como a copa, banheiros, balcões de atendimento, mesas, utilitários diversos, impressora, telefones, biometria. É importante que cada coordenação de unidade oriente adequadamente quem atua nos serviços de limpeza, e que os gestores garantam os materiais necessários para os procedimentos de higienização.

Álcool em gel ou Álcool líquido 70%: além da garantia desses dois produtos nas unidades, é importante disponibilizar sabão, detergente ou sabonete líquido em quantidades suficientes.

Água para consumo: verificar disponibilidade de copos plásticos descartáveis nas unidades, com o cuidado de não compartilhar esses utensílios.

O Sintram/SJ está em contato constante com os profissionais, porém, reforça o pedido às trabalhadoras e trabalhadores que denunciem ao sindicato caso as orientações citadas acima não estejam sendo cumpridas, significando o descumprimento das mínimas condições de trabalho.

Ressaltamos ainda: precisamos cuidar também da nossa saúde mental. É um momento atípico, com muita pressão, preocupação, medo, ansiedade e é de fundamental importância que servidores se cuidem e procurem assistência psicológica, se necessário.

Reforçamos que toda e qualquer situação de assédio moral também deve ser relatada ao sindicato para que possamos tomar as devidas providências. A situação de crise sanitária não justifica, e nem mesmo permite, qualquer tipo de violência moral por parte de gestores, coordenadores ou colegas de trabalho.

Precisamos cuidar de quem cuida da população!
Garantia de condições de trabalho a todos os servidores e servidoras municipais.
Agradecemos mais uma vez pelo seu protagonismo na sociedade josefense nesse momento crítico.

Obrigado guerreiros e guerreiras!