Diretoria e conselheiros do Sintram/SJ definem as estratégias de ação para a gestão 2019 – 2022

A diretoria do Sintram/SJ, juntamente com membros do Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo, realizou, nos dias 4 e 5 de fevereiro, um encontro para elaboração do planejamento da gestão 2019 – 2022.

As atividades foram abertas com a exposição do economista e técnico do Dieese Maurício Mulinari, que apresentou uma análise da atual conjuntura política e econômica brasileira, com base na história recente do País. Mulinari reforçou a gravidade dos ataques que estão sendo promovidos contra as empresas públicas, contra os os serviços públicos e contra os trabalhadores.

Na avaliação do economista, o atual presidente do Brasil representa a reprodução de um governo voltado para as elites, repetindo, segundo ele, uma fase do capitalismo mais radical, que tem como objetivo destruir a estrutura de amparo social do Estado. “É um governo de choque, que veio para fazer o serviço até onde for possível”, afirma.

Mulinari apresentou dados do cenário nacional sobre o aumento expressivo do desemprego, das contratações precarizadas e do crescimento do “por conta própria”. Além disso, diz ele, os direitos sociais estão sendo retirados numa velocidade recorde e o papel do Estado está sendo destruído para atender os interesses das elites. Consequentemente, o aumento da pobreza e a ausência de medidas para a retomada da economia têm causado a elevação dos índices de criminalidade no País.

Gestão 2019 – 2022

Para compor o planejamento, foram identificados os principais problemas internos e externos que o movimento sindical enfrenta na atualidade, partindo do reconhecimento das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. A partir desta análise foi construído um plano com ações ordenadas, estruturadas e articuladas, com o objetivo de superar os problemas identificados.