Trabalhadores das três esferas se unem para enfrentar as PECs que acabam com o serviço público

O seminário promovido na sede do Sintrasem, na noite desta quinta-feira (22), mobilizou trabalhadores das três esferas (federal, estadual e municipal) para dar início à organização da luta contra as PECs de Bolsonaro e sua equipe econômica. Representantes da direção e do Conselho do Sintram/SJ também estiveram presentes.

Os 81 participantes, de 27 entidades sindicais, assistiram à uma formação com o economista José Álvaro Cardoso (DIEESE) sobre as PECs 166,167 e 168/2019, que aprofundam os efeitos nocivos da Emenda Constitucional 95 e da Reforma Trabalhista.

Entre as várias medidas estão previstos congelamentos e redução de salários de servidores; fim da estabilidade no serviço público; fim dos gastos constitucionais mínimos com saúde e educação; proibição de concurso e do pagamento do plano de carreira por dois anos; entre outros.

A unidade dos trabalhadores das três esferas representa uma grande frente para frear a destruição do serviço público planejada por Bolsonaro e Paulo Guedes.

As principais deliberações foram: a construção de uma agenda permanente que envolva as categorias das três esferas; pela participação nacional da plenária nacional no dia 26 de novembro; a realização de uma assembleia unificada no dia 4 de dezembro, em Florianópolis; a produção de material para dialogar com as comunidades; e a articulação com os sindicatos públicos para organizar o enfrentamento às PECs!

É preciso mostrar pra toda a população quais são os efeitos destas investidas que favorecem apenas os membros de uma pequena elite econômica e do capital estrangeiro!

Com informações, assessoria de imprensa Sintrasem