Em assembleia lotada, Sintram/SJ debate pautas dos trabalhadores municipais de São José

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José (Sintram/SJ) realizou assembleia geral, na última quarta-feira (2), com a participação de um expressivo número de servidores.

Veja a seguir os principais pontos de pauta:

Agenda da Sala de formação Valmor Paes da Silva

No dia 19 de outubro, às 14h, ocorre reunião do Coletivo de Combate ao Racismo do Sintram/SJ, para planejamento de ações e construção do calendário de atividades.
Também no dia 19 de outubro, às 16h30, acontece a segunda edição do Cine Debate, com a exibição do filme ‘As Sufragistas’. Após, acontece uma roda de conversa sobre o longa-metragem.

No dia 31 de outubro acontece o terceiro módulo do Curso Saúde do Trabalhador e Práticas Integrativas. O tema será: O que é assédio moral?. No dia 19 de novembro ocorre o quarto módulo, com a temática: O que é qualidade de vida no trabalho?

Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos

O presidente do Sintram/SJ, Marcos Aurélio dos Santos, fez um relato sobre a participação no XVI Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos, que ocorreu entre os dias 18 e 22 de setembro, em Belo Horizonte (MG).

O Encontro colocou em evidência as preocupações com a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Uma delas é a redução acentuada na contratação de profissionais para atender os alunos. Isso dificulta o acesso e as comunidades acabam ficando sem atendimento, o que, consequentemente, resulta no fechamento de turmas.

Outra problemática é a existência de um projeto, encabeçado pelo governo federal, de alfabetização via ensino a distância. Algo totalmente descaracterizado da Educação de Jovens e Adultos, considerando que este público não possui justamente o processo mais elementar neste contexto: a alfabetização. O projeto faz parte de uma política de precarização da Educação, aliado aos cortes proporcionados pela Emenda Constitucional 95, que congelou por 20 anos os investimentos em áreas prioritárias, como Saúde, Educação, Assistência Social.

Outra pauta em destaque durante o encontro foi a não realização de concurso público para preenchimento das vagas de professor na Educação de Jovens e Adultos. Consequentemente, não há uma formação específica do profissional da EJA, e com a falta de um vínculo efetivo, não há formação continuada, comprometendo o planejamento sobre o que é mais importante para esta modalidade. Em Santa Catarina, por exemplo, não há professor efetivo na Educação de Jovens e Adultos. São professores que atuam no ensino regular e que aplicam a mesma metodologia para educação de jovens e adultos, o que, na maioria das vezes, não funciona.

Eleição da nova diretoria

Nos dias 23 e 24 de outubro, das 7h30 às 19h, acontece a eleição para nova diretoria do Sintram/SJ. Serão 10 urnas coletoras de votos. Duas fixas, uma na sede do sindicato e outra no Colégio Municipal Mª Luiza de Melo (Melão) e cinco itinerantes, que percorrerão o roteiro pré-estabelecido pela Comissão Eleitoral. Três urnas serão semi-itinerantes, instaladas na sede da Prefeitura Municipal de São José, no CEM Maria Iracema Martins de Andrade (Barreirão) e no CEM Antônio Francisco Machado (Forquilhão) no período das 07h30 às 10h30 e das 15h30 às 19h nos 02 (dois) dias de votação. No restante do período, percorrerão o roteiro pré-estabelecido pela Comissão Eleitoral.

Apresentação da chapa

Durante a assembleia foi apresentada a chapa que concorre à eleição para nova diretoria do Sintram/SJ.
Para presidente: Jumeri Zanetti – Professora (Secretaria Educação)
Secretária Geral: Ivanice Alves da Silva – Agente Administrativo (Secretaria Saúde)
Diretora de Finanças e Administração: Iliane Turnes – Assistente Social (Secretaria Assistência Social)
Diretora de Política Sindical e Imprensa: Graziele Justino – Psicóloga (Secretaria Saúde)
Diretores do Departamento dos Profissionais das áreas Civil e Saúde:
Maria de Fátima Bernadete de Souza – Assistente Social (Secretaria Assistência Social)
Iolita Rodrigues – Agente Comunitária de Saúde (Secretaria Saúde)
Diretores do Departamento dos Profissionais da área da Educação:
Marcos Aurélio dos Santos – Supervisor Escolar (Secretaria Educação)
Marcos Antônio Cúrcio – Professor (Secretaria Educação)
Suplentes:
Rosélia Aparecida de Castro – Professora (Secretaria Educação)
Katherine Simone Dreissig Aguirre – Professora (Secretaria Educação)
Laurileda Matos Galvão Kknoll – Professora (Secretaria Educação)
Andrea Vicente – Professora (Secretaria Educação)

Integrantes da chapa

Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias

Os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias estão mobilizados na luta por melhores condições de trabalho. No último encontro realizado na sede do Sindicato, foi formada uma comissão de representantes da categoria, que será responsável pelo diálogo junto ao Executivo.
O grupo, acompanhado de diretores do Sintram/SJ, já esteve em audiência com a secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni, quando foram apresentadas as primeiras reivindicações. Na lista, itens básicos, como uniforme, crachá e filtro solar. Falta também material de expediente, computadores para o registro das atividades, e espaço físico para que os profissionais possam se reunir nas unidades de saúde e planejar as ações de campo.

Na última reunião na Secretaria de Saúde, no dia 23 de setembro, a secretária se comprometeu em dar uma resposta a cada um dos itens apresentados, mas já se comprometeu em resolver questões mais urgentes, como o fornecimento de uniforme. Sinara também anunciou que irá fazer a chamada de novos profissionais aprovados em concurso.

Eleição de Diretores

Neste ano haverá eleição de diretores nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs). É importante a construção de candidaturas coletivas, que priorizem a gestão democrática. As discussões devem acontecer de forma coletiva, considerando que as direções representam toda a comunidade escolar.
Também haverá escolha de membros para os Conselhos Escolares, que contam com a presença de alunos, pais e professores. O Conselho, juntamente com a direção da escola, é responsável pela gestão da unidade.

As unidades que estão insatisfeitas com a atual gestão devem se organizar e construir uma candidatura coletiva.

Eleição de novos conselheiros tutelares

No último dia 6, ocorreu a eleição de novos conselheiros tutelares no município de São José, assim como nas demais cidades brasileiras. A direção do Sintram/SJ reforçou a necessidade de analisar com cautela as propostas de cada candidato, considerando que o trabalho dos conselheiros tutelares é fundamental para a garantia de direitos de crianças e adolescentes. Recentemente, uma nota foi publicada pelo sindicato a respeito deste tema.

Reforma da Previdência

Desde que começou a tramitação da PEC 6/2019, a chamada Reforma da Previdência, o Sintram/SJ vem alertando sobre os malefícios que este projeto causará aos trabalhadores. Para apontar mais detalhes a respeito de como a medida irá afetar os servidores municipais, a assembleia contou com a participação da assessoria jurídica do Sintram/SJ, advogada Nicole Natacha de Souza. Na prática, se concretizada pelo Congresso, a Reforma aniquila as condições para que se chegue ao efetivo gozo da aposentadoria, além de reduzir os valores e dificultar o acesso de pessoas desamparadas a diversos benefícios da Seguridade Social, hoje, ainda garantidos pela Constituição.

Advogada Nicole Souza

Por isso, é fundamental a participação de todos nos atos e manifestações promovidos para dizer NÃO à esta PEC e também a outras agendas de retrocesso do governo federal.

Em setembro, foi lançada em Brasília a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional. Graziele Justino, diretora dos profissionais da área Civil e de Saúde do Sintram/SJ, foi uma das representantes catarinenses. Na oportunidade foi lançado um calendário de atos com pautas como a luta contra as privatizações, em defesa da Educação, dos Correios, da Petrobras, da Amazônia, dos bancos públicos, entre outras. Neste sentido foi feita a chamada para que os servidores participassem do ato do dia 3 de outubro, contra o desmonte da educação.

De maneira geral, todos os trabalhadores estão sendo penalizados. É preciso organização e determinação para combater os retrocessos em curso nesse momento.

Pela Valorização do Magistério

Durante a assembleia, ocorreu também o lançamento da campanha #Pela Valorização do Magistério. Os profissionais da Educação do município de São José lutam pela criação de um plano de carreira de pós-graduação da categoria. Os trabalhadores e trabalhadoras do setor, acreditam na sensibilização do poder público josefense em relação à importância deste plano, considerando, ainda, que as demais categorias já possuem este benefício como reconhecimento pelo aperfeiçoamento profissional.
#pelavalorizacaodomagisterio

Data Base 2019

A direção do Sintram-SJ foi recebida pelo Executivo municipal em agosto para dar continuidade às negociações da Data Base 2019, conforme havia sido acordado com a prefeita Adeliana Dal Pont em maio. Os detalhes do andamento das negociações pode ser acessado aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*