Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias debatem sobre condições de trabalho

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE) estiveram reunidos, no último dia 27 de agosto, na sede do Sintram/SJ. Entre as pautas, destaque para o debate sobre as condições de trabalho dos profissionais da área, que atuam em São José.

Atualmente, existe um déficit no quadro de ACS e ACE no município. Além disso, apenas 65% do território é contemplado com cobertura do Programa Estratégia Saúde da Família.

Conforme dados do IBGE, a população estimada para São José em 2019 deverá ser de 246.586 pessoas, um aumento aproximado de 18%. Entretanto, a estrutura de trabalho no setor de Saúde não acompanhou esse crescimento na mesma proporção.

Outro fator que causa apreensão é o aumento na procura dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que ocorre a precarização do Sistema, com cortes significativos de verbas, motivados pela Emenda Constitucional 95, que congelou investimentos em Saúde e Educação. Conforme dados apontados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os usuários dos planos de saúde no Brasil estão migrando para o SUS devido à crise econômica e a alta taxa de desemprego.

Encaminhamento

Como encaminhamento, o grupo formou uma comissão de representantes da categoria para sistematizar o debate e apresentar os dados à equipe da Secretaria Municipal de Saúde de São José. Para os trabalhadores e trabalhadoras, melhorar as condições de trabalho é uma maneira de valorizar os profissionais que buscam alternativas para prestar um serviço cada vez mais qualificado à população.

Conquista dos trabalhadores e trabalhadoras

No mês de agosto foi efetuado o pagamento do piso nacional aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate à Endemias, bem como os valores retroativos desde janeiro deste ano. Esta é mais uma das pautas da Data Base 2019 conquistada pelos trabalhadores, com o apoio do Sintram/SJ, e que está sendo concretizada nesse momento. A assessoria jurídica do Sindicato analisou os pagamentos e verificou que estão corretos. Porém, o servidor que tiver dúvida sobre os valores pagos pode procurar o Sintram/SJ para obter esclarecimentos.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*