Em assembleia, servidores aprovam estado de greve em São José

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José (Sintram/SJ) realizou assembleia geral na última quarta-feira (15/5), com a presença de mais de 900 servidores, para tratar das respostas do Executivo josefense a respeito da Data Base 2019.

A assembleia foi aberta com uma explanação da assessora jurídica do Sintram/SJ, Rosangela Sousa, sobre os impactos da Reforma da Previdência para o funcionalismo público, caso a proposta (PEC) seja aprovada.

Em seguida foi colocado em discussão a participação dos servidores municipais de São José na greve geral prevista para o dia 14 de junho, que terá como pauta principal a proposta de Reforma da Previdência. Como de costume, foi aberto espaço para manifestações favoráveis e contrárias. Em votação, uma maioria expressiva de servidores decidiu pela adesão ao movimento nacional que acontecerá no próximo dia 14.

Na sequência, outro ponto discutido foi o anúncio de cortes de verbas da Educação. Em votação, os servidores deliberaram que o sindicato deve se manter contrário a tais medidas. O presidente do Sintram/SJ, Marcos Aurélio dos Santos, reforçou que, se as medidas forem concretizadas, haverá uma inevitável precarização das atividades da área educacional nas inúmeras instituições federais de ensino, o que acabará afetando toda a sociedade. “Muita coisa será atingida, como o atendimento à população feito por estas instituições, as pesquisas que são realizadas, a concessão de bolsas, além da possível redução no número de vagas”, disse o presidente.

Data Base

O ponto principal de pauta da assembleia foi a apresentação das respostas do Executivo sobre a Data Base 2019. Diversos itens tiveram resposta negativa, diferentemente do que havia sido tratado na primeira mesa de negociação com a equipe de governo da prefeita Adeliana Dal Pont. Em algumas questões houve uma sinalização positiva por parte do Executivo municipal, porém, apenas uma proposta foi atendida e ainda parcialmente: a reposição salarial parcelada da inflação dos últimos 12 meses.

Desta forma, diante do quadro exposto, foi deliberado pelo estado de greve até o próximo dia 24 de maio, quando deverá ocorrer uma nova assembleia. Nesse período, a direção do sindicato fará novas tentativas de negociação junto ao governo municipal. Caso não sejam apresentadas respostas novas e concretas a respeito da Data Base, o indicativo é de paralisação das atividades.

Como avanço da Data Base pode ser destacado a garantia de concurso de relotação para os servidores das áreas da saúde e administração.

(Ao final da matéria você pode conferir na íntegra o documento enviado pelo Executivo com as respostas sobre as demandas da Data Base)

Manifestação

Logo após a assembleia, inúmeros trabalhadores do serviço público municipal de São José foram até a frente da Prefeitura, onde ocorreu uma manifestação. A prefeita Adeliana foi lembrada que os servidores aguardam respostas sobre diversos pontos da Data Base de 2019 que não foram atendidos. Foi reforçado que, caso isso não aconteça, a categoria entrará em greve.

Documento enviado pelo Executivo