Aos professores e professoras da rede municipal de ensino de São José

“Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender” (Paulo Freire)

Esta concepção de Paulo Freire nos serve como base para refletir sobre este 15 de outubro, Dia dos Professores. A atual atmosfera social coloca desafios ainda maiores aos profissionais da educação.

Contudo, há sempre o que fazer. Cada vez mais professores e professoras assumem o papel de agentes de transformação. Não são mais os responsáveis somente por transmitir, mas também mediar o conhecimento, criando possibilidades para que o aluno possa discutir e questionar o meio onde está inserido, com a sensibilidade de entender os fatores sociais que permeiam a vida de cada indivíduo. Tal prática reconhece que o ato de educar conduz à liberdade, e, como homem livre, o torna capaz de desenvolver suas potencialidades.

Há sempre o que ensinar. Acreditamos no professor e na professora capaz de se colocar como referência, ao mesmo tempo em que oferece um espaço constante de diálogo. Ensinar não significa necessariamente repassar informações, mas, dar chance ao aluno para pensar, questionar e fazer uma leitura ampliada de sociedade. Isso só é possível quando o sujeito deixa de ser dominado pelos mitos. Quanto mais o aluno for capaz de refletir sobre sua realidade, mais condições terá de agir sobre ela. E isso não significa explicar o mundo a partir da visão pessoal do educador ou da educadora, mas dar condições para que seus aprendizes possam enxergar o mundo por eles mesmos.

Há sempre o que aprender. E esse aprendizado nem sempre é aquele que está nos livros. É o aprendizado sensorial, emocional, afetivo. Um processo que não é estanque. Pelo contrário, é um longo caminho de trocas constantes, sem medo de reconhecer que aquele que ensina, ao mesmo tempo aprende, estimulando a transformação do conhecimento em saber. É aí que educação e sociedade andam juntas, a serviço da democratização em suas várias nuances, permitindo ao indivíduo tornar-se protagonista do seu próprio desenvolvimento.

Simbolicamente o dia 15 de outubro marca o Dia do Professor. É, sem dúvida, apenas uma referência que concentra a grandiosidade do papel dos educadores e educadoras ao longo de todo o ano, todos os dias. Esta breve reflexão tem por objetivo reconhecer o papel fundamental de todos estes trabalhadores e trabalhadoras, independente do ambiente onde estão inseridos.

Este é o sentimento do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José (Sintram/SJ), que parabeniza os professores e professoras neste dia tão relevante.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*