Sindicato dos Psicólogos recebe homenagem na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

O Sindicato dos Psicólogos de Santa Catarina (SinPsi-SC) foi homenageado pela Assembleia Legislativa (Alesc) pelos 10 anos de atuação da entidade. O ato solene foi proposto pela deputada Luciane Carminatti (PT) e aconteceu no último dia 14 de agosto. Em seu discurso a parlamentar ressaltou a importância de valorizar aqueles que batalham por uma sociedade mais justa.

Luciane lembrou da luta travada nos últimos dois anos pelo SinPsi-SC, juntamente com outras entidades, para evitar a terceirização de psicólogos e assistentes sociais. Ela também destacou a prorrogação do prazo do concurso realizado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que permitirá o preenchimento de 13 vagas para psicólogo, das 19 previstas em Lei.

A presidente do SinPsi-SC, psicóloga Sandra Lúcia Vitorino, juntamente com secretária geral da entidade, psicóloga Vânia Maria Machado, apresentaram um histórico do Sindicato desde as primeiras ações realizadas, demonstrando a trajetória de luta nestes 10 anos.

A presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, destacou a presença da Central no processo de fundação do SinPsi-SC, destacando que há 10 anos o momento era outro, de muitas oportunidades. Hoje, diz ela, a situação está muito diferente com a Reforma trabalhista e a EC 95, que corta gastos públicos. Julia também destacou o grande número de psicólogos autônomos e a ausência de concursos.

O Presidente do Conselho Regional de Psicologia da 12ª Região (CRP-12), psicólogo Fabrício Raup, presente no ato, apontou a importância da parceria entre as duas entidades, SinPsi-SC e CRP-12.

O diretor do Dieese, economista José Álvaro Cardoso, fez uma reflexão sobre a conjuntura política atual. Também esteve presente na solenidade a presidenta do SinPsi-SP e vice-presidente da FenaPsi, psicóloga Fernanda Magano. Ambas as entidades participaram da criação do SinPsi-SC, além de apoiar a entidade catarinense no decorrer desses 10 anos.

Alguns sindicatos receberam um certificado pela parceria estabelecida com o SinPsi-SC, principalmente em razão das lutas conjuntas, visando sempre preservar e ampliar direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de São José (Sintram/SJ), foi um dos agraciados, e esteve representado no ato realizado na Alesc pela diretora do Sintram/SJ, psicóloga Graziele Justino, servidora da Secretaria Municipal de Saúde.

Juntas, as entidades atuam na luta por melhores condições de trabalho aos servidores, além da batalha pelas 30 horas semanais de jornada de trabalho dos psicólogos e assistentes sociais josefenses. O Sintram/SJ é grato à homenagem e permanecerá lutando lado a lado pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.