Dia Nacional de Mobilização e Paralisação – DIA DO BASTA

Dirigentes do Sintram/SJ, juntamente com lideranças de outras entidades da Grande Florianópolis, participaram dos atos relacionados ao Dia Nacional de Mobilização e Paralisação – Dia do Basta – realizados em 10 agosto. A data marca a resistência ao projeto de país que está sendo implementado pelo governo Temer, o que tem gerado aumento do desemprego, a destruição do serviço público, as privatizações, os preços abusivos dos combustíveis e gás de cozinha, a retirada de direitos trabalhistas, a reforma da Previdência e os ataques à democracia.

As atividades em todo o país foram organizadas pelas centrais sindicais (CUT, CTB, UGT, Intersindical, Força Sindical, NCST, CSP) e pelas frentes Frente Brasil Popular e o Povo Sem Medo.

Em Santa Catarina, os atos aconteceram em todas as regiões do Estado durante a sexta-feira do Dia do Basta. Foram registradas manifestações em Criciúma, Joinville, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Blumenau, Apiúna, Lages, Xanxerê, Concórdia, Chapecó e Florianópolis em protesto aos retrocessos no país, provocados pelo governo Temer.

Em Florianópolis a mobilização começou logo pela manhã com concentração na Praça XV Novembro e fechamento das agências bancárias, além da panfletagem no comércio da capital. Posteriormente, durante a tarde, a concentração de manifestantes ocorreu junto a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Na Udesc, a manifestação ocorreu com a presença de representantes dos movimentos sindical, social e estudantil, que se uniram aos militantes e às lideranças das centrais sindicais. Com faixas, bandeiras e cartazes, a palavra de ordem era basta ao desemprego, basta às privatizações, basta à retirada de direitos, basta aos ataques à democracia e basta à destruição do serviço público.

A partir das 16h30, dirigentes do Sintram/SJ, juntamente com estudantes, trabalhadores e militantes, saíram em passeata até a sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Durante a caminhada os manifestantes gritaram palavras de ordem como ‘basta de exploração, o povo está na rua contra a privatização’ e ‘o povo não esquece, quem retira os meus direitos está dentro da Fiesc’.

Em frente à sede da Federação das Indústrias, de lideranças das centrais sindicais, dos movimentos sociais e estudantis discursaram. Finalizando o Ato Dia do Basta, a presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, mandou um recado aos empresários da Fiesc. “Nós viemos aqui com representação dos trabalhadores e estudantes para dizer que não vamos aceitar nenhuma reforma que retire direitos da população. Estamos aqui para falar que vocês não representam o povo catarinense, quem representa nosso Estado e faz ele crescer são os trabalhadores”.

O ato encerrou com uma representação para demonstrar a destruição dos direitos trabalhistas, política que foi apoiada pela Fiesc. Dentro de um caixão, os militantes jogaram imagens de várias Carteiras de Trabalho e as queimaram.