Comissão irá avaliar condições de trabalho dos servidores

Os servidores de São José estiveram reunidos em assembleia na tarde desta quarta-feira (9) para deliberar sobre a contraproposta apresentada pelo Executivo municipal acerca da data base da categoria. A maioria dos presentes votou pela aceitação daquilo que foi enviado por parte do governo.

Também foi debatido sobre os casos de agressões físicas e verbais que estão ocorrendo contra os servidores nas unidades básicas de saúde (UBS) dos bairros. Em alguns casos mais extremos, chegam a ocorrer ameaças de morte. No entendimento da diretoria do Sintram/SJ, todo cidadão tem direito ao acesso à saúde. Porém, em São José, o usuário do sistema público está sendo privado deste direito devido à falta de estrutura e condições de trabalho nas unidades, resultado da gestão deficiente do governo municipal.

Nos últimos anos, a população do município aumentou significativamente, mas, a administração josefense desconsiderou os impactos dessa mudança. A Unidade do bairro Ipiranga, por exemplo, deveria ter em sua área de abrangência o limite de aproximadamente 12 mil usuários. Entretanto, esse número já ultrapassa os 20 mil. A situação se repete nos demais bairros.

Ao ter o atendimento negado, muitos usuários acabam se revoltando contra os servidores, que igualmente sofrendo pela falta de estrutura, falta de materiais básicos e condições adequadas de atuação.

Diante disso, uma comissão foi formada durante a assembleia para tratar das condições de trabalho tanto nas UBS como nas unidades de ensino, onde também já há registros de incidentes entre professores e alunos. Posteriormente, esta comissão, que contempla servidores de todos os setores, irá apresentar o diagnóstico da situação às respectivas secretarias municipais, cobrando do Executivo que tome providências a respeito.

A categoria, em assembleia, também decidiu que manterá posição contrária à expansão da atuação de Organizações Sociais para administrar unidades de saúde e de ensino no município de São José. Se constatado algum movimento para implantação de novas OSs no município, além daquela que já administra a UPA da Forquilhinhas, uma nova assembleia será imediatamente convocada. Neste caso, o indicativo dos trabalhadores no serviço público municipal é pela paralisação das atividades em todos os setores.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*