Falta de auxiliares de sala é debatida em reunião na Secretaria de Educação

O presidente do Sintram/SJ, Marcos Aurélio dos Santos, e a Secretária Geral do Sindicato, Ivanice Alves, participaram, nesta quinta-feira (8), de uma reunião na Secretaria de Educação de São José para tratar da situação que os profissionais da área estão enfrentando no Centro de Educação Infantil (CEI) Nossa Senhora de Fátima. Também estiveram presentes pais de alunos e professores do educandário.

A comissão foi atendida pela secretária Lilian Sandin Boeing, pela coordenadora de Educação Infantil, Márcia Rizzaro, e pela diretora de Ensino, Claudia Macário. Um documento foi entregue à secretária relatando as dificuldades enfrentadas no atendimento às crianças, devido à falta dos auxiliares de sala nos grupos GVI.

A secretária reconheceu que o caso do CEI Nossa Senhora de Fátima não é um caso isolado, mas que a Secretaria está apenas obedecendo o que está previsto em edital, cumprindo a regulamentação que estabelece que apenas terá auxiliar de sala em grupos com 25 crianças ou mais.

Os profissionais, porém, argumentaram é preciso ter bom senso ao avaliar determinadas situações, e que não fosse levado em consideração apenas o número de crianças em relação à uma determinada metragem de sala de aula. Ao fazer isso, a criança é desrespeitada enquanto sujeito de direito. Além disso, torna-se inviável desenvolver atividades em turmas com quantidade elevada de alunos, sem a presença de um auxiliar.

A secretária assumiu o compromisso de analisar e apontar uma solução para o caso. Os dirigentes do Sintram/SJ, pais e profissionais da educação esperam que, de fato, isso aconteça. Somente assim haverá a verdadeira valorização das crianças, permitindo que seja desenvolvido um trabalho pedagógico adequado, lúdico e criativo, tendo a sala de aula como espaço de aprendizagem, e não os profissionais atuando como meros “cuidadores” na unidade de ensino.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*