Sintram estará representado no Comitê catarinense do Fórum Alternativo Mundial da Água

Comitê catarinense do Fórum Alternativo Mundial da Água.

Foi lançado nesta quarta-feira (21), em Florianópolis, o Comitê catarinense do Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama) 2018, que acontecerá entre os dias 17 e 22 de março de deste ano, em Brasília (DF). O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José (Sintram/SJ) possui representação no Comitê em Santa Catarina, por meio da secretária geral da entidade, Ivanice Alves da Silva.

As atividades do Fórum Alternativo Mundial da Água acontecerão nos dias 17, 18 e 19 na Universidade de Brasília (UnB). Já entre os dias 20 e 22 serão ações descentralizadas. O Fama 2018 é um evento internacional, democrático e que pretende reunir organizações e movimentos sociais mundiais que lutam em defesa da água como direito elementar à vida.

O  Fórum  Alternativo se  contrapõe ao  Fórum Mundial da Água, um encontro promovido por grandes grupos econômicos que defendem a privatização das fontes naturais e dos serviços públicos relacionados à água. O objetivo dos organizadores é unificar a luta contra a tentativa de determinadas corporações em transformar a água em uma mercadoria, o que transformará este direito em um recurso inalcançável para muitas populações.

O 8º Fórum Mundial da Água é ilegítimo. É uma feira de negócios que visa promover um mercado voltado às multinacionais do setor de água e de saneamento. A portas fechadas, o encontro permite que as grandes empresas tenham acesso privilegiado às decisões dos governos e promovam ações para impedir o avanço de políticas públicas globais que resolvam a crise de acesso à água.

Várias entidades brasileiras e internacionais se uniram para impulsionar o evento em continuidade a Fóruns Alternativos anteriores, como os realizados em Daegu, na  Coreia do Sul, e em Marselha, na França. Para os organizadores do Fórum Alternativo Fama 2018, as políticas públicas de água devem ser debatidas democraticamente com as populações e, em particular, com as comunidades afetadas.

Entre os temas que serão debatidos no Fórum Alternativo deste ano está a defesa pública e controle social das fontes de água; o acesso democrático à água; a luta contra as privatizações dos mananciais; as barragens e os povos atingidos; serviços  públicos de água e saneamento e políticas  públicas necessárias para o controle social do uso da água e preservação ambiental, que garanta o ciclo natural da água em todo o planeta.

Nas próximas semanas ações serão articuladas prevendo a participação coletiva de Santa Catarina no Fórum Alternativo em Brasília, além da realização de atividades locais.

Água é Direito, não Mercadoria!

Acesse aqui o site do Fórum Alternativo