A educação como ferramenta de resistência

O Brasil é ainda hoje um país de riqueza extremamente concentrada, de disparidades regionais e sociais enormes. A luta por uma educação pública universal, laica, gratuita e de qualidade, da primeira infância à pós-graduação, é fundamental para a construção de uma outra realidade, menos injusta e mais solidária.É com esse objetivo que entidades da sociedade civil vêm se empenhando, há décadas, em discutir os rumos que possam permitir essa transformação essencial. Em 2018 estava prevista a realização de mais uma edição da Conferência Nacional de Educação (Conae), coordenada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE).

Entretanto, com o desmonte do FNE promovido pelo atual governo de Michel Temer, e, portanto, com a descaracterização da Conae/2018 como um espaço democrático de debate, aquelas entidades, reunidas em um Comitê Nacional em Defesa da Educação, decidiram promover a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape/2018), que dará continuidade às iniciativas anteriores, tendo como meta garantir o aperfeiçoamento e a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), a implantação de um Sistema Nacional de Educação que possibilite o fortalecimento da educação pública e a regulamentação do ensino privado.

Veja mais em www.fnpe.com.br/conape2018