Campanha do Sintram/SJ continua. Objetivo é dialogar com a comunidade

Sintram SJ continua firme na sua campanha de diálogo com a comunidade josefense, demonstrando a falta de responsabilidade da gestão Adeliana Dal Pont com os servidores do município.

Quer saber mais? leia as informações a seguir.

Os servidores públicos municipais de São José lutam há pelo menos três anos pela implementação de uma carreira de pós-graduação para o magistério e uma nova carreira para os professores de artesanato.

Em 2014, um projeto que tratava da regência de classe e da gratificação dos especialistas em educação, foi discutido em uma comissão paritária com o sindicato e o Executivo. Portanto o texto do projeto foi construído em comum acordo e as medidas seriam implementadas por etapas, em 2015 e 2016.

Em 2015 o acordo já não foi cumprido pela prefeita Adeliana Dal Pont, pois o texto do projeto de lei que havia sido construído em conjunto foi alterado, motivando uma greve de 28 dias. Com uma ampla negociação, a categoria aceitou que as medidas fossem implementadas no ano seguinte, confiando na palavra da prefeita. Entretanto, o ano de 2015 terminou e a prefeita não encaminhou os projetos para a Câmara de Vereadores de São José.

Em 2016, o ano inicia novamente com greve devido ao não cumprimento do acordo de 2015. Após 34 dias de paralisação, a lei é aprovada na Câmara e sancionada pela prefeita Adeliana. Passadas as eleições de outubro de 2016, os servidores são surpreendidos com um pedido de revogação das leis, solicitado pela prefeita, novamente num golpe rasteiro contra a categoria.

Isso motivou uma nova paralisação, em março de 2017, que somente chegou ao fim graças a um acordo firmado durante audiência no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, com a participação do Sintram SJ e representantes da Prefeitura de São José, tendo a presença e a assinatura da então secretária de Educação Méri Hang e da prefeita Adeliana Dal Pont.

Entre outros itens, o documento previa que os servidores teriam que cumprir um calendário de reposição dos dias parados, e o Executivo, por sua vez, deveria encaminhar os projetos de lei em questão.

Contudo, como já se tornou uma prática do governo Adeliana ignorar acordos firmados, inclusive na Justiça, a proposta que já deveria ter tramitado na Câmara de Vereadores permanece sem encaminhamento. Já houve tempo suficiente para o texto ter sido apreciado, considerando que já se passaram mais de sete meses.

Os servidores sentem-se totalmente desrespeitados, visto que os trabalhadores já cumpriram sua parte do acordo, repondo todos os dias paralisados na última greve. Resta dizer que, mais uma vez, a prefeita não está cumprindo a sua parte.

Mais que um simples informativo, este é um alerta de que a categoria poderá paralisar as atividades novamente, causando inevitáveis transtornos à comunidade escolar. Porém, isso somente irá acontecer caso a prefeita Adeliana Dal Pont insista em ignorar as demandas dos servidores josefenses.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*