Em assembleia, servidores decidem a destinação do imposto sindical

Categoria esteve reunida nesta quarta-feira (19) para tratar de pautas como eleição de diretores, imposto sindical e processo dos servidores da saúde.

O Sintram/SJ realizou na noite desta quinta-feira (19), assembleia geral da categoria. Na pauta esteve presente, entre outros assuntos, informes e análise de conjuntura, discussão das eleições de diretores das unidades de ensino, deliberação sobre os valores recebidos do imposto sindical e o processo administrativo dos servidores da saúde.

Conjuntura

Acerca da atual conjuntura política do País, foram debatidos aspectos relacionados às sucessivas retiradas de direitos dos trabalhadores, o que vem causando reflexo direto nos municípios. Em razão disso, o Sintram/SJ está participando de uma campanha para coleta de assinaturas pedindo a anulação da Reforma Trabalhista. Formulários foram distribuídos aos servidores presentes na assembleia. Quem estiver interessado poderá solicitar o documento ou efetuar a assinatura na sede do Sindicato.

Educação

Quanto às eleições de diretores nas escolas, o presidente do Sintram/SJ, Marcos Aurélio dos Santos, repercutiu as informações do Seminário realizado na terça-feira (18). O evento teve como objetivo debater e apontar formas de desenvolver uma gestão democrática nas unidades de ensino de São José, especialmente num momento em que a democracia vem sendo constantemente atacada. Este será o terceiro processo de eleição de diretores no município. Outro ponto fundamental é a ampliação da participação dos pais na vida da comunidade escolar, principalmente por meio do fortalecimento dos Conselhos Escolares.

Ainda sobre a área de Educação, o Sindicato reafirmou a posição de cobrança quanto ao encaminhamento à Câmara Municipal de Vereadores dos projetos de lei que tratam do plano de carreira do magistério. Também foi ressaltado que os concursados de 2015 devem permanecer atentos em relação ao cumprimento do acordo assinado pela prefeita Adeliana, prevendo a nomeação de 300 servidores da área até o dia 5 de novembro.

Imposto sindical

O valor total do imposto sindical descontado em março de 2017 pela Prefeitura e pela Câmara de São José totalizou R$ 483.668,60. O montante foi depositado em maio na conta da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Santa Catarina (Fetramesc), entidade a qual o Sintram/SJ também não é filiado. A Fetramesc, por sua vez, repassou parte do valor ao Sindicato em agosto. O total de R$ 211.901,76 foi depositado na Caixa Econômica Federal, em conta específica para tal finalidade.

A direção do Sintram/SJ defendeu a devolução dos valores aos trabalhadores. Porém, durante a assembleia, outra proposta foi apresentada e também colocada em votação. A maioria dos presentes decidiu que os valores não sejam devolvidos, e que seja elaborado um plano de utilização desses recursos. Desta forma, o Sintram/SJ está autorizado a utilizar o imposto sindical arrecadado dentro das previsões legais de uso.

Processo administrativo dos servidores da saúde

Presente na assembleia, a assessoria jurídica do Sindicato explicou a tramitação dos processos relacionados ao desligamento de servidores municipais da área da Saúde. Ao todo, 88 recursos já foram protocolados com o auxílio do atendimento jurídico do Sintram/SJ, que foi colocado à disposição de todos, filiados ou não. O entendimento da direção da entidade é de que neste momento, após sucessivos erros de administrações josefenses, todos os trabalhadores necessitam de apoio para enfrentar este problema que se arrasta há anos, e que agora, muitos serão penalizados injustamente.

Membro do Conselho de Educação

Ainda durante a assembleia desta quarta-feira foi eleito mais um membro que irá compor o Conselho Municipal de Educação. A servidora Laurileda Galvao Knoll passará a representar o Sindicato junto ao Conselho.

Também foi aprovada pelos participantes da assembleia a publicação de uma moção de repúdio em razão da forma como determinadas políticas públicas estão sendo conduzidas pelo Poder Executivo do Município de São José. Tal medida está baseada em episódios recentes envolvendo membros de Conselhos Municipais, incluindo servidores e também representantes da comunidade.