Caros vereadores: Desrespeito é ignorar uma história de lutas e conquistas baseadas na coletividade

Desde a fundação do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de São José (Sintam/SJ), em 1988, a trajetória da entidade é marcada pela construção de um Sindicato plural, aberto a todos e todas, tendo a coletividade como o alicerce de atuação. Nesses 29 anos de existência do Sintram/SJ, as conquistas foram resultado de uma luta moldada de forma unitária, com base nas decisões das devidas instâncias deliberativas.

Em certas oportunidades recentes, dirigentes do Sindicato foram acusados de desrespeitar e constranger os vereadores josefenses pela maneira como as demandas da categoria estavam sendo reivindicadas, seja por meio de boletins, jornais, comparecimento às sessões da Câmara ou por outros canais.

Nos resta lamentar que, com exceção de alguns vereadores, temos um Legislativo municipal arredio a críticas, incapaz de reavaliar certas posturas, ignorando a finalidade para a qual foram eleitos: legislar em favor da sociedade, composta em grande parte pela classe trabalhadora. Privando-se desta premissa, preferem atender aos desmandos do governo municipal, mantendo um ciclo vicioso e nocivo de troca de favores entre os Poderes.

Desrespeito, senhores vereadores, é desconsiderar a história de lutas de uma categoria como a dos professores, que enfrentam diariamente os desafios de formar cidadãos capacitados em meio à precarização das condições de ensino, incluindo o quadro de pessoal. Desrespeito, é estar aliado à um projeto de governo que preza pelas negociatas em detrimento de uma gestão responsável e verdadeiramente voltada à comunidade. Desrespeito, é usar artimanhas regimentais para, em conjunto com a Administração, prorrogar aquilo que é de direito dos servidores, fruto de um acordo que, como tantos outros, vem sendo ignorado pelo Poder Executivo Municipal.

Neste cenário de retirada e negação de direitos, o Sindicato vem aumentando e fortalecendo gradativamente sua atuação junto à base. Os interesses da categoria é que são e serão defendidos em todos os momentos. A luta será constante. A mobilização, permanente.