Renegociação de dívidas é vitória dos servidores de São José

Uma das pautas de reivindicações para dar fim a greve dos servidores, foi a de cobrar os maiores devedores do município.

Na edição de 21 de julho do jornal Correio de Santa Catarina, saiu a notícia de que a prefeitura de São José montou uma força-tarefa para cobrar a dívida dos 10 maiores devedores do município, a qual gira em torno dos 30 milhões de reais. Apesar de veicular que os devedores são alguns órgãos públicos e empresários, não se noticiou, de fato, quem e quanto são os devedores, demonstrando mais uma vez a falta de transparência da administração municipal.

Deve-se lembrar que, apesar do jornal ter colocado que a cobrança da dívida foi uma sugestão da desembargadora Cinthia Beatriz Bittencourt Schaefer, na verdade foi uma das pautas de reivindicações dos servidores da educação para dar fim à greve. Levando-se em conta o impacto no orçamento se as leis 5552/16 e 5553/16 fossem colocadas em prática, com o montante dos maiores devedores do município, daria para arcar com quase 30 anos o aumento salarial para o magistério.

Fazendo uma retrospectiva desde que quando a greve começou no dia 27 de março, a negociação com a prefeita Adeliana foi inexistente, mesmo com os diversos atos e a irredutibilidade dos servidores em voltarem aos postos de trabalho.

Aliás, durante a greve, a prefeitura através da Adeliana e da secretaria de educação, fizeram o esforço para desmobilizar os grevistas com diversos artifícios, utilizando da imprensa e das redes sociais para que a opinião pública fosse contrária aos servidores e, também, de chegar a ameaçar os servidores com corte na folha de pagamento e até pedir a ilegalidade da greve de forma inconstitucional.

Se hoje existe essa força-tarefa para que haja a cobrança da dívida ante o município, essa é uma vitória dos servidores de São José que, unidos em torno de uma luta por direitos, conseguiram que algumas reivindicações fossem atendidas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*