Manifestação em Florianópolis marcou dia de protestos contra as reformas

O Sintram-SJ, juntamente com outros sindicatos e movimentos sociais, participou do protesto que teve como alvo as reformas da previdência e trabalhista.

No dia 30 de junho, sexta-feira, diversos sindicatos, movimentos sociais e, também, estudantes, se concentraram no centro de Florianópolis para mais uma greve geral. A paralisação, que ocorreu em todo o território nacional, teve como objetivo pressionar o governo a barrar as votações das reformas trabalhista e previdenciária que tramitam no congresso e no senado.

Antes da concentração no centro, cerca de 300 manifestantes se reuniram às 6h da manhã na Ponte Pedro Ivo  para bloquear a passagem sentido continente-ilha, como forma de protesto. A PM e o Bope interviram com bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes, sendo que dois deles ficaram feridos.

Apesar das manifestações e o descontentamento geral com o atual governo, a reforma trabalhista está para ser votada na próxima semana. Não há indicação se essa reforma será aprovada ou não, visto que, já aprovada pela câmara dos deputados, ela precisa passar por duas votações no senado antes da sanção de Temer. Essa dúvida que paira sobre a votação da reforma trabalhista, paira mais sobre o atual momento do governo, que vive cercado por denúncias de corrupção, do que pela pressão popular e da opinião pública contrária às reformas.